• Início
  • Região
  • Octopus: MPMG deflagra operação contra fraudes em licitações
Região

Octopus: MPMG deflagra operação contra fraudes em licitações

Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) – por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) – a Polícia Militar de Minas Gerais e a Polícia Civil deflagraram na manhã de hoje, 19 de julho, a Operação Octopus. Estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e dezessete mandados de busca e apreensão, além de bloqueio de bens e valores. Os alvos dos mandados de prisão são os ex-prefeitos das cidades de Divino das Laranjeiras, Itabirinha e São Félix de Minas.

De acordo com as investigações, que foram iniciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em operação realizada no início deste ano, entre os anos de 2009 e 2016 o então prefeito de Divino das Laranjeiras montou um esquema de fraude em licitações relacionadas às obras púbicas do município. Por meio dele, o ex-prefeito recebia propina das empresas que participavam do certame em troca de garantir que o contrato seria assinado com elas. Dentre as empresas apuradas, estavam as que pertencem aos ex-prefeitos de Itabirinha e São Félix de Minas, sendo que eles a colocavam em nome de laranjas a fim de esconder o seu real proprietário.

A apuração ainda observou que o ex-prefeito de Divino das Laranjeiras continuou exercendo influência nas licitações mesmo após o término do seu mandato, já que seu sobrinho e afilhado político assumiu a Prefeitura do município.

Por vezes, o próprio prefeito celebrava contratos consigo mesmo, sempre se valendo do expediente de inserir as empresas em nome de terceiros e também da influência que exercia no mandato de seu sobrinho à frente da prefeitura.

Os crimes apurados são os de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, falsidade ideológica e fraude à licitação.

Fonte: MPMG

Notícias Relacionadas

Justiça determina que Governador Valadares deve garantir atendimento ou a transferência de pacientes do SUS

Redação

Sem dinheiro, filho provoca incêndio na própria casa em Teófilo Otoni

Pedro Santos

Polícia Civil investiga duplo homicídio ocorrido em Chonin de Cima

Redação

Comentários no Facebook

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais