• Início
  • Cidade
  • Equipes de saúde da Prefeitura de GV vão às casas conferir cartões de vacina
Cidade

Equipes de saúde da Prefeitura de GV vão às casas conferir cartões de vacina

A partir desta segunda-feira (15), a Prefeitura vai disponibilizar um agente comunitário e um técnico em enfermagem para irem de casa em casa verificar os cartões de vacinas, tanto de crianças abaixo de cinco anos, quanto dos adultos, e, se necessário, aplicar algumas vacinas. Esta é uma ação que tem como responsável o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que trabalha para fortalecer o monitoramento da cobertura vacinal em Governador Valadares. Os primeiros locais a receberem as equipe de saúde serão o bairro Vila Park Ibituruna, a partir das 8h30, e o Azteca, a partir das 13h30.

A iniciativa vai servir como amostragem para avaliar, planejar e executar ações específicas para atuação no Município. E vai funcionar da seguinte forma: um servidor do setor de imunização, junto com um agente comunitário e um técnico em enfermagem, vão percorrer uma microrregião já pré-estabelecida. Todo processo vai ser documentado e, no momento da visita, vai ser preenchido um questionário e, caso a criança não esteja presente, o adulto responsável vai ser orientado a procurar a sala de vacinas mais próxima para fazer a atualização do cartão. A equipe de saúde da unidade vai fiscalizar se essa orientação foi seguida.

O Ministério da Saúde (MS) identificou que nos anos de 2016 e 2017 houve uma queda acentuada na cobertura em todo país. Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite deste ano, foi preciso bastante empenho das equipes de saúde para que 92,3% das crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias fossem vacinadas. A marca é resultado de diversas ações que foram realizadas nas unidades básicas de saúde, que trabalharam com horário diferenciado e estendido, creches e escolas, no intuito de atingir a meta determinada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de que 95% das crianças sejam imunizadas.

A coordenadora do Setor de Imunização, Márcia Cordeiro, lembra que as vacinas estão disponíveis nas salas de vacinas do Município e ressalta que é muito importante manter o cartão de vacinação em dia porque a baixa cobertura vacinal expõe a um risco muito grande de reintrodução de doenças já erradicadas. “A participação popular para se proteger e proteger as crianças é fundamental, visto que algumas doenças podem deixar sequelas e até levar à morte”, afirmou.

Por meio dessa postura vigilante e atuante na comunidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, pretende melhorar a cobertura vacinal na cidade e assim trabalhar para reverter este cenário, que indica uma queda expressiva na cobertura vacinal, e impedir que doenças já erradicadas voltem a circular no país.

Notícias Relacionadas

Homem é morto a tiros em Governador Valadares

Redação

Ao menos mil servidores contratados da prefeitura de Valadares serão demitidos

Redação

Homem suspeito de estuprar filhos e enteado é preso em Valadares

Redação

Comentários no Facebook

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais