• Início
  • Esporte
  • Copa do Brasil: Palmeiras x Cruzeiro e Flamengo x Corinthians
Esporte Futebol

Copa do Brasil: Palmeiras x Cruzeiro e Flamengo x Corinthians

A espera acabou e chegou a hora da bola rolar pelas semifinais da Copa do Brasil. Em campo, alguns dos maiores campeões da história da competição lutam pela classificação para a grande final. No Allianz Parque, em São Paulo, o Palmeiras recebe o Cruzeiro, em um duelo repleto de tradição. No Maracanã, no Rio de Janeiro, o Flamengo terá casa cheia no clássico nacional contra o Corinthians. Os dois jogos começam às 21h45 (de Brasília).

Somados, os quatro times colecionam 14 títulos da Copa do Brasil. O Cruzeiro, que joga fora de casa neste primeiro duelo, é o maior campeão da competição, com cinco conquistas, ao lado do Grêmio. Querendo estreitar essa distância histórica, Corinthians, Flamengo e Palmeiras correm em busca do quarto título. Saiba um pouco mais sobre a história de cada um dos semifinalistas da Copa do Brasil.

Corinthians tem o maior jejum entre os semifinalistas

Tricampeão da Copa do Brasil, o Corinthians guarda conquistas importantes na competição, mas já acumula nove anos sem erguer a taça. É, entre os semifinalistas, o que está há mais tempo sem ser campeão. Vencer o Rubro Negro pode recolocar o Timão na final da Copa do Brasil, onde o clube não chega desde 2009, ano em que conquistou o torneio pela última vez. Antes disso, ainda ganhou em 1995 e em 2002. O Corinthians jogou 143 partidas, venceu 76, empatou 34 e perdeu 33. O alvinegro leva na bagagem a honra de ter sido o primeiro clube paulista a ganhar a Copa do Brasil. Nesta edição, o Corinthians se classificou para a semifinal após derrotar a Chapecoense por 1 a 0, na Arena Condá e terá pela frente o Flamengo, que é o clube com maior número de vitórias da história da Copa do Brasil.

Cruzeiro é o maior campeão

O atual campeão da Copa do Brasil coleciona triunfos memoráveis em sua trajetória copista e foi o primeiro entre os semifinalistas deste ano a conquistar vaga na semifinal. O pentacampeão pode conquistar feito inédito se eliminar o Verdão na semifinal. Os donos da taça de 2017 também levaram a melhor em 1993 contra o Grêmio, outro clube cinco vezes campeão. Três anos depois, superou o próprio Palmeiras e saiu vitorioso pela segunda vez. A Raposa faturou a taça novamente em 2000 contra o São Paulo e em 2003, contra o Flamengo. Neste duelo, Deivid marcou o gol mais rápido em finais da Copa do Brasil pela Raposa contra o Rubro-Negro, jogo que novamente pintou o Mineirão de azul e branco. O Cruzeiro entrou em campo pela competição em 152 confrontos, dos quais venceu 78, empatou 41 e sofreu 33 derrotas.

Flamengo quer ser o maior finalista da história

Clube que acumula o maior número de vitórias n história da Copa do Brasil, o Flamengo segue vivo na busca do tetracampeonato. No ano passado, o Rubro-negro bateu na trave, perdendo para o Cruzeiro na final, o quarto vice-campeonato do Mengo (1997 para o Grêmio, 2003 para o Cruzeiro e 2004 para o Santo André). Caso garanta uma vaga na decisão, igualará o Grêmio em número de finais: oito. O Rubro-Negro foi o primeiro dos semifinalistas a faturar uma taça, em 1990, e também levou a melhor em 2006 e 2013. O Fla disputou pela competição, 175 partidas, com 102 vitórias, 45 empates e 28 derrotas. É, entre os semifinalistas, o que tem o maior jejum de um título nacional, que não vem desde a Copa do Brasil de 2013.

Palmeiras, Copa do Brasil e Felipão: tudo a ver

No banco de reservas, o Palmeiras tem um técnico que sabe muito bem o que é ganhar a Copa do Brasil. Luiz Felipe Scolari é o treinador que mais venceu o torneio, com quatro títulos. Dois deles foram com o próprio Verdão, que é tricampeão. O clube levantou a taça em 1998, 2012 e 2015, as duas primeiras com Felipão. . O Verdão teve 84 vitórias, 36 empates e 28 derrotas nos 148 jogos pelo disputados pelo torneio. E se conseguir ir à final, o Palmeiras tem tudo para despertar o otimismo de seu torcedor. Entre os multicampeões, é o que tem melhor aproveitamento em finais. Perdeu apenas uma em quatro oportunidades. Na última delas, em 2015, tornou-se o primeiro time a vencer a Copa do Brasil na disputa por pênaltis (dois anos depois, o Cruzeiro se juntaria ao Palmeiras).

Notícias Relacionadas

Larghi avalia que placar não refletiu história do jogo

Redação

Com gols de Sassá e Raniel, Cruzeiro vence o Santos de virada

Redação

Cruzeiro reafirma sua supremacia na Copa do Brasil

Redação

Comentários no Facebook

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais