Arraial Cultural chega ao terceiro dia de festas

O Arraial Cultural chegou hoje (28) ao terceiro dia de atividades. Ontem, a festança foi no CRAS São Raimundo e hoje foi a vez de o CRAS Santa Efigênia se envolver no clima de roça. Ainda estão previstas para esta semana muitas brincadeiras, como pescaria, boca do palhaço, bingo, quadrilha e comidas típicas nos CRAS da cidade e também do distrito de Baguari.

O objetivo da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) com os eventos é celebrar a cultura, marcando o encerramento do trabalho desenvolvido neste mês nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), bem como promover a convivência e integração entre usuários dos CRAS de territórios diferentes.

Durante o mês de junho, cultura é o tema que vem sendo trabalhado nos grupos de crianças, adolescentes e idosos do SCVF. A proposta é despertar no usuário a consciência do seu papel como promotor da cultura local e incentivá-lo a ser ator da sua própria construção cultural. E nada melhor que um Arraial Cultural para os usuários e integrantes dos grupos experimentarem essa realidade.

 

Sobre o SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da SMAS é um trabalho complementar ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), ambos oferecidos aos usuários dos CRAS da cidade. O SCFV é realizado em grupos de até 30 (trinta) pessoas sob condução do orientador/educador social.

Por meio de várias atividades, os grupos promovem entre os usuários oportunidades para o diálogo, a valorização e o reconhecimento do outro; a produção coletiva; o exercício de escolhas; a tomada de decisões sobre a própria vida e do grupo; o diálogo para a resolução de conflitos e divergências; o reconhecimento de limites e possibilidades das situações vividas; as experiências de escolhas e decisões coletivas.

 

Confira a programação do Arraial Cultural nos CRAS:

26/6 – 14 às 17h – Local: CRAS Jardim Pérola – Rua Uruguaiana, 540, bairro Jardim Pérola.

27/6 – 14 às 17h – Local: CRAS São Raimundo – Rua Ametista, 390, bairro São Raimundo.

28/6 – 14 às 17h – Local: CRAS Santa Efigênia – Rua Honorato Ferreira da Silva, 250, bairro Santa Efigênia.

29/6 – 14 às 17h – Local: CRAS Jardim do Trevo – Rua Edson Cirino Campos, 226, bairro Jardim do Trevo.

30/6 – 14 às 17h – Local: Distrito de Baguari (com participação do CRAS Santa Rita) – Rua Afonso Bretas Sobrinho, 500, Centro.

COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook