SAAE de Valadares receberá Selo Resgata de responsabilidade social

22/11/2017- Brasília - Ministro da Justiça, Torquato Jardim, abre o 4° Encontro Nacional de Gestores de Trabalho Prisional e lança o Selo Resgata, que certifica empresas que contribuem para reintegração de presos Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Governador Valadares vai receber o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional – Selo Resgata, que será entregue pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em Brasília. O Selo tem por objetivo incentivar, estimular e reconhecer as organizações que utilizam mão de obra vinda do sistema prisional brasileiro, ampliando as vagas de trabalho proporcionando melhores condições de reintegração. No caso da autarquia existem os programas “Asas Para a Liberdade” e “Passos Para a Liberdade”. A solenidade de entrega do selo ainda será marcada pelo Depen.

O SAAE atendeu todos os critérios estabelecidos na Portaria GAB-DEPEN nº 631, de 3 de novembro de 2017. Assim, o Depen reconheceu que a autarquia ajuda a quebrar paradigmas, superar preconceitos, criar oportunidades e fortalecer a cidadania com a absorção da mão de obra de pessoas privadas de liberdade, cumpridores de penas alternativas à prisão e egressos do sistema prisional.

Ao todo foram 127 inscritos e, neste primeiro ciclo de concessão, 113 instituições atenderam a todos os critérios. O diretor geral do SAAE Alcyr Nascimento Junior destaca a importância deste trabalho: “O cidadão que cometeu algum erro e está respondendo judicialmente merece uma nova oportunidade de se reintegrar à sociedade. E é isso que oferecemos a eles na autarquia: a oportunidade de aprenderem um ofício, colaborarem para uma sociedade melhor e, reduzirem sua pena através dos dias trabalhados”, afirma.

O Selo Resgata

O Selo Resgata reconhece empresas, órgãos públicos e empreendimentos da economia solidária que contratam presos ou egressos e colaboram com a reintegração dessas pessoas ao mercado de trabalho e à sociedade. Sendo uma forma de reconhecimento às instituições que utilizam mão de obra oriunda do sistema prisional. Tendo a incumbência de articulação e fomento da política de execução penal, o Depen deve criar estratégias como essa, uma vez que o trabalho é visto como uma das formas mais eficientes para construção da cidadania e de uma nova identidade à pessoa presa.

COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook